terça-feira, 14 de junho de 2011

Mamãe vai trabalhar e volta já!

Esse é o título do livro da escritora Inês de Castro, onde é narrado histórias de mães que souberam lidar com a maternidade e seguir suas vidas profissionais. E você já pensou nisso? Esse momento de deixar o bebê para voltar a trabalhar é um sofrimento para muitas mães, pelo menos é o que estou sentindo, pois faltam um pouco mais de um mês para eu ter que deixar minha princesinha e voltar ao trabalho. Nessa hora chego a pensar que as mulheres não deveriam ter lutado pelo direito de sair de casa para trabalhar e até desejo ser a "Amélia", aquela que era mulher de verdade, sabe? Só pra ficar com minha menina. Brincadeiras a parte, deixar  o emprego não é uma solução para qualquer uma, já que a vida não está fácil, diga do blog gravidasolteira, então precisamos aceitar  essa realidade e nos prepararmos para tomarmos algumas decisões.
A que eu creio ser a mais importante é, com quem meu filho vai ficar? Com todas essas barbaridades contra crianças que vemos e ouvimos nos noticiários, a escolha de uma babá é o que mais nos preoculpa, por isso pesquise bem antes de contratar alguém, preferêncialmente contrate antes de voltar as suas atividades, assim você poderá observar mais os cuidados prestados ao seu filho, busque também referências e sempre observe o seu bebê, qualquer simples alteração no seu comportamento já deve ser motivo para acionar nossas anteninhas de mãe. 
Depois da certeza de ter colocado a pessoa certa para essa função, trabalhe a sua mente para que a saudade não atrapalhe o seu desempenho no serviço, leve uma foto para recordar e lembre-se que logo estará em casa para babar a sua cria.
Aproveite todos os momentos  que você puder para curtir seu filho, assim você compensará o período  que passa longe dele.
E não se culpe por ter que deixa-lo, um dia ele entenderá.

Então quando chegar o dia de voltar ao batente dê um cheiro no seu bebê e não esqueça de dizer para ele: "mamãe vai trabalhar e volta já" assim ele saberá que você vai, porém você volta.

DICA:

Para as mães que só vão ganhar os 4 meses de licença maternidade e pretendem amamentarem o máximo que puderem, existem duas coisas que vocês podem fazer:

1 - Solicite suas férias para que comece assim que terminar sua licença maternidade;

2 - Se o pediatra do seu bebê quer que ele tome exclusivamente o leite materno até o sexto mês, que é o correto, peça para ele lhe dar um ATESTADO AMAMENTAÇÃO, esse atestado garante a mulher mais 15 dias e deve ser entregue no local de trabalho antes que termine a licença maternidade. ( eu não sabia disso até 2 semanas atrás, mas já corri para pegar o meu e ganhei os meus 15 dias).


Reigiane C. de Lima


REFERÊNCIAS

Conselhos de outras mães e um pouco da experiência que estou adiquirindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário