sábado, 18 de junho de 2011

POSIÇÕES PARA AMAMENTAR

Não podemos falar de posições para amamentar sem antes falarmos um pouco sobre aleitamento materno. Creio que todos já ouviram falar que o leite materno é o alimento mais completo para as crianças de 0 à 6 meses de idade, ainda que alguns não acreditem e tente de qualquer jeito influênciar as mamães a oferecerem outros alimentos aos seus filhos. Minha mãe (D.Ana), por exemplo, não cansa de mandar eu dar água para minha filha, que agora tem 4 meses, ainda que eu já tenha explicado, por várias vezes, que meu leite já contém água necessaria para ela. Creio que mainha (sou baiana) só iria acreditar se um dia jorrace água dos meus seios. Além disso, existem as mães que colocam em suas cabeças que tem leite fraco, o que  é um GRANDE MITO, por isso não deixe de alimentar seu filho exclusivamente com seu precioso leite.
Veja alguns benefícios para as mamães e bebês:

BENEFÍCIOS PARA OS BEBÊS

* O leite materno funciona como uma verdadeira vacina;
* Reduz a incidência de doenças alérgicas, como alergias alimentares e asma;
* Reduz a ocorrência de infecções respiratórias; 
* Reduz a ocorrência de diarréia;
* Reduz a incidência de diabetes;
* Favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

BENEFÍCIOS PARA AS MÃES

* Reduz a incidência de câncer de mama;
* Protege a mulher contra a osteoporose;
* Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
* Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto.

Agora que já falamos um pouquinho sobre a importancia do aleitamento materno, vamos para o assunto principal desse artigo, as POSIÇÕES PARA AMAMENTAR. Uma posição inadequada na hora de amamentar pode torna esse ato uma verdadeira batalha a ser vencida, por isso vamos aprender as posições adequadas para que você e seu bebê curtam esse lindo momento:

Posição 1: Barriga com barriga 

Esta é a posição mais comum. Sentada, coloque o bebê de frente para você, encostando a barriga dele na sua. Use uma almofada ou um travesseiro para ajudar a apoiar o bebê e não sobrecarregar o seu braço. Lembre-se de relaxar os ombros. 

Posição 2: Embaixo do seu braço 

Você também pode apoiar o bebê por baixo do seu braço. Utilize um travesseiro ou o braço do sofá ou da poltrona como apoio. Essa posição também é boa para amamentar gêmeos

Posição 3: Deitada 

Esta posição é boa quando você tem que amamentar de madrugada ou para quem fez cesariana. Deitada, coloque o bebê de lado, paralelo ao seu corpo. É importante deixar a cabeça do bebê um pouco erguida, para que o leite não vá para o ouvido. 

Posição 4: Inversa


Segure o bebê no colo na posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando. Use uma almofada ou um travesseiro para ajudar a apoiar o bebê.

Posição 5: Cavalinho 

Outra opção é colocar o bebê de cavalinho em uma de suas coxas, de frente para o seio. Use as mãos para apoiar o corpo e a cabeça do bebê. 


É importante reforçar que independentemente da posição escolhida para amamentar, uma boa pega significa que: 

* T
odo corpo do bebê está voltado para mãe (não só a cabeça);
* A boca e a mandíbula estão junto ao peito da mãe;
* Não se consegue ver quase nada da aréola;
* O bebê está relaxado e tranqüilo;
* O bebê mama sem fazer barulho;
* A mãe não sente dor nos mamilos (só umas fisgadas no começo); 
* O bebê na mesma altura da mama;
* O queixo do bebê bem de encontro à mama;
* A mãe deve estar relaxada, confortável, bem apoiada, não curvada para trás, nem para frente.

DICA:
Ao iniciar o aleitamento pode ocorrer rachaduras nos mamilos, devido a falta de adaptação dos bebês e das mães, por isso a importancia de posicionar corretamente seu filho na hora de alimenta-lo. Para Ajudar na cicatrização, após cada mamada passe seu próprio leite nos mamilos.


REFERÊNCIAS:

http://www.achetudoeregiao.com.br/atr/tecnicas_de_amamentacao.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário